Na produção rural um dos custos mais altos com energia elétrica é proveniente da irrigação, especialmente em áreas áridas. Com mudanças na legislação especial que previa preços mais baixos [...]
Na produção rural um dos custos mais altos com energia elétrica é proveniente da irrigação, especialmente em áreas áridas. Com mudanças na legislação especial que previa preços mais baixos para a eletricidade usada na irrigação, produtores rurais têm buscado alternativas para economizar com energia.
Diante desse cenário, a energia fotovoltaica tem sido a melhor solução para uma importante redução de custos no agronegócio. Quer saber como? Vamos explicar!
Como usar o sol como fonte energética?
Os sistemas solares fotovoltaicos são estruturas que podem ser implementadas no ambiente rural com bastante facilidade e potencial de suprir por completo a demanda de energia. A modalidade mais recomendada é a conectada à rede elétrica convencional.
Os painéis para captação de luz do sol funcionarão mesmo em dias nublados, pois ainda assim há irradiação solar. Como estará ligado à rede, o sistema fotovoltaico irá operar com compensação em relação à comercializadora de energia.
Assim, quando o sistema fotovoltaico gerar volume de energia menor do que a demanda, o montante produzido através do sol será compensado por meio de desconto na fatura de energia. Do mesmo modo, quando a geração solar ultrapassar a demanda consumida, o excedente se transforma em créditos de energia elétrica que podem ser usados nas próximas faturas.
Benefícios da energia solar
No caso da produção rural que conta com um sistema de irrigação conectado à rede elétrica, a economia gerada pode ultrapassar os 90%, não chegando aos 100% apenas por conta dos custos de conexão à rede elétrica do sistema. A economia proporcionada faz com que seja mais fácil para o produtor rural adquirir sistemas de automação que também podem ser abastecidos pela energia solar.
Com uma fonte renovável e inesgotável como o sol, a energia gerada também é mais sustentável, com impacto ambiental mínimo. Outros benefícios da energia fotovoltaica é a vida útil do sistema, por via de regra um sistema pode durar até 25 anos.
Gostaria de um sistema de irrigação com mais autonomia, economia e sustentabilidade no seu agronegócio? Entre em contato pelo chat, telefone ou através do nosso formulário de contato que retornaremos o mais rápido possível para conversarmos.