Segundo um novo relatório elaborado pela consultora brasileira Greener, os preços dos projetos fotovoltaicos no telhado e outros projetos fotovoltaicos de geração distribuída continuam caindo no [...]
Segundo um novo relatório elaborado pela consultora brasileira Greener, os preços dos projetos fotovoltaicos no telhado e outros projetos fotovoltaicos de geração distribuída continuam caindo no Brasil.
Os estados com maior potência instalada continuam sendo Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Importações de módulos e inversores continuam crescendo
O relatório também indica que 1.267 MW de painéis fotovoltaicos foram enviados ao Brasil no primeiro semestre, um aumento de 24% em relação ao volume que chegou no mesmo período do ano passado. Segundo o relatório, as importações trimestrais foram muito mais visíveis no segundo trimestre, quando atingiram cerca de 762 MW.
Greener também reporta um crescimento de 154% nas importações de inversores, de 412 MW no primeiro semestre do ano passado para 1.069 MW no mesmo período de 2019. Os analistas declararam que o forte aumento foi principalmente atribuído ao segmento de geração distribuída que no ano passado consumiu uma proporção maior de inversores brasileiros.
Os preços continuam caindo
O relatório acrescenta que a redução de custos no segmento de geração distribuída permaneceu constante, uma vez que os preços médios caíram mais 8,9% no primeiro semestre.
O governo brasileiro está apoiando a geração distribuída por meio do Convênio ICMS 16/2015, que isenta os proprietários de sistemas solares
com uma capacidade de geração de até 1 MW para pagar o imposto estadual sobre vendas de ICMS.
O regulador nacional de eletricidade, ANEEL, pretende instalar 886,723 sistemas solares sob regras de geração distribuída até 2024.
https://www.pv-magazine.com/2019/08/12/pv-system-prices-fell-8-9-in-brazil-in-the-first-six-months-of-the-year